ERA UMA VEZ O CINEMA


Vicky Cristina Barcelona (2008)

cover Vicky Cristina Barcelona

link to Vicky Cristina Barcelona on IMDb

País: Espanha, 96 minutos

Título Original: Vicky Cristina Barcelona

Diretor(s): Woody Allen

Gênero(s): Drama, Comédia, Romance

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.1/10 (230793 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)

Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, Brasil

Prêmio do Público de Melhor Filme Estrangeiro

Prêmio de Melhor Longa-Metragem Estrangeiro

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia

Prêmios Goya - Academia Espanhola, Espanha

Goya de Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)

Sinopse: Filmado em Barcelona, a película do cineasta é a confirmação mais fiel de que seu talento continua intacto, mesmo após algumas falhas nos últimos tempos, que tiveram uma certa polêmica. Este filme também é um dos mais populares filmes de Allen, sendo exibido inúmeras vezes na televisão e tendo uma considerável alta bilheteria no ano de seu lançamento, 2008. Mas aqui, não venho discutir sobre o sucesso comercial (e nem crítico) do filme, e sim, sobre o que mais me atraiu nele. Primeiro de tudo, saibam que sou um grande fã de Woody Allen, a ponto de considerá-lo um dos maiores cineastas da história do cinema.

Segundo de tudo, para aqueles que também o veem como um grande cineasta, passem a considerar Vicky Cristina Barcelona como um filme indispensável da carreira dele. Uma das razões é que este é um filme raríssimo na carreira de Woody. Em vez de filmar nos famosos ângulos sobrepostos e observativos de seus longas, Woody filma Vicky Cristina Barcelona abusando de uma instintiva liberdade, quase absoluta.

No elenco, figuram Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Javier Bardem e (a gloriosamente histérica) Penélope Cruz, fazendo um dos melhores papéis de sua carreira, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2009. Esse quarteto me surpreendeu da forma mais inesperada, para ser sincero. Scarlett Johansson, uma das mais íntegras musas de Allen, pelo menos, apareceu aqui melhor do que em Match Point, outro filme do diretor que me causou um certo espanto por abandonar de forma tão brusca algumas das fórmulas mais usadas por ele.

Rebecca Hall se revelou no papel de Vicky. Javier Bardem, um dos mais consistentes atores da temporada, revelou um suficiente controle da performance. E a já citada Penélope Cruz... Simplesmente fantástica. A musa de Pedro Almodóvar deslumbrou muita gente no papel desesperado e violento de Maria Elena, a ex-esposa problemática de Juan Antonio, interpretado por Javier.

Quanto á trilha sonora, confortavelmente envolvente e cativante. Em um contraste excelente com a ação lenta e própria da película, foi intensamente maravilhoso ter experienciado ouvir a trilha sonora catalã em Vicky Cristina Barcelona. Confesso: a trilha sonora me deixou estonteado, de tanta beleza. E esta palavra, beleza, é o que claramente define Vicky Cristina Barcelona. Narrado instantaneamente sob um único gênero por Allen, a romântica película também trata-se de um drama, por mostrar tão calculadamente a festa da vida.

 

Elenco: